CARGOS
E SALários

Sua empresa possui uma estrutura lógica de Remuneração?

As pessoas são remuneradas de acordo com a complexidade e responsabilidades de suas funções? Existe perspectiva de crescimento?

Remunerações justas e coerentes são fundamentais para que se tenha um ambiente de confiança e que estimula a performance. Dessa forma é possível reduzir o turnover e aumentar a atratividade da empresa no mercado de talentos. Construímos Planos de Cargos e Salários, Programas de Bonificações e PLR sob medida para sua empresa, usando nossas ferramentas para envolver as pessoas e facilitar o processo.

O Plano de Cargos e Salários fornecerá respostas para essas e outras importantes questões. Conheça uma metodologia prática e moderna, apoiada por uma ferramenta WEB, que torna mais colaborativo o processo de construção do Plano.


Tecnologia:
Ferramenta Web

Fazemos o mapeamento das atividades e perfil dos cargos, bem como a construção das descrições de cargo, utilizando uma Plataforma Web, com a participação de todos os colaboradores. Assim, evitamos um processo lento e longo de entrevistas individuais.



Visão Estratégica de Cargos e Salários

Trabalhamos para que a estrutura de cargos e remunerações da empresa esteja alinhada a seus objetivos estratégicos. Envolvemos a Alta Direção da empresa no projeto, entendendo o contexto estratégico do momento e desenvolvendo modelos de estrutura coerentes com as necessidades da empresa.


COMO FAZEMOS ISSO

como construímos
um pLANO DE CARGOS E SALÁRIOS?

Revisão estratégica da estrutura de cargos

Acreditamos que a estrutura de cargos de uma empresa precisa estar alinhada à estratégia do negócio. Por isso, antes de começar a descrever cargos, fazemos um amplo mapeamento da estrutura da empresa, de forma a identificar oportunidades de melhoria e evolução da estrutura. Cargos novos podem ser criados, outros podem ser alterados e alguns podem ser extintos, modernizando e adequando a estrutura ao momento e às necessidades da empresa.

Descrição dos cargos

Realizada a partir de formulários eletrônicos, preenchidos por um ocupante de cada cargo e validados pelos gestores de cada área.
Os formulários são preparados previamente pela Consultoria, utilizando seu banco de dados e considerando as informações levantadas na etapa anterior.
Após o preenchimento e validação,
os formulários são analisados e
ajustados pela Equilibrium e passam por aprovação da Direção da empresa.

Avaliação dos Cargos

É feita com a aplicação do Sistema de Pontos, através do qual todos os cargos são avaliados de acordo com o nível de responsabilidade e complexidade de cada um.

Pesquisas Salariais

São consultadas pesquisas salariais especializadas, considerando os salários praticados nas mesmas regiões nas quais estão lotadas as unidades da empresa, além de considerar empresas de porte similar. Podemos realizar também Pesquisas Customizadas, focadas na região de atuação e área de negócios do cliente.

Construção de
Tabelas Salariais

Aplicação de modelo estatístico,
que avalia a correlação entre as
pontuações realizadas e os salários
de mercado. A tabela é organizada
em classes verticais e níveis horizontais.

Definição da
Política Salarial

São discutidas as opções de desenho da política de crescimento salarial, que se fundamentam principalmente em critérios de Produtividade e Capacitação Técnica. Estes critérios se alinham ao que regulamenta a CLT em seu artigo 461 (isonomia salarial). 

Enquadramento das pessoas no Plano

Até esse ponto, falamos apenas de Cargos. Nessa etapa, será feito um estudo sobre as possibilidades de enquadramento das pessoas na nova Estrutura de Cargos e Tabelas Salariais. Será avaliada a situação de cada pessoa, com análise dos eventuais impactos financeiros gerados para a empresa. Assim, será construído um planejamento da implantação, de acordo com as possibilidades e cenário de cada negócio.

Cadastro
de Cargo

Tela de abertura
do Sistema

Processo de
Mapeamento de Cargos

people, girl, woman-2569404.jpg


CONSTRUA SUAS DESCRIÇÕES DE CARGO DE FORMA RÁPIDA E EFICIENTE

Definitivamente, você não precisa começar a descrever um cargo a partir do zero! Comece a partir de um modelo de referência (mercado), que esteja alinhado às suas necessidades e que pode ser totalmente customizado de acordo com a realidade da sua empresa.

Disponibilizamos nossa plataforma de construção colaborativa, através da qual as pessoas envolvidas em cada cargo (ocupante, gestor e RH) poderão construir sua descrição a partir de um modelo, selecionando Atividades e Requisitos e fazendo as edições e acréscimos que forem necessários.

Sua empresa pode fazer isso de uma dessas 2 formas:
Descrições-modelo

Adquirindo descrições-modelo da Biblioteca Equilibrium e fazendo todas as customizações, a partir de treinamento e suporte da Consultoria.

Consultoria

Contratando a Equilibrium para conduzir o processo e para analisar os resultados, consolidando as descrições de cargo.

_____


Quer saber
como aplicar
na sua empresa?

Fale com o nosso atendimento:

comercial@equilibriumconsultoria.com.br 
(11) 98454-1213

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?