Gestão de Performance e Desenvolvimento: você precisa ir muito além da avaliação de desempenho

Gestão de Performance e desenvolvimento: você precisa ir muito além da avaliação de desempenho

Empresas que realmente queiram crescer precisam aceitar: as pessoas são o seu grande e maior ativo. É através do desempenho delas que as coisas acontecem e, exatamente por isso, é tão importante manter expectativas alinhadas, propiciar desenvolvimento e monitorar sua performance.

Nesse contexto, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre as Avaliações de Desempenho e, mesmo que ainda não as faça, sabe que precisa fazer. E é verdade, viu? Mas, saiba: o buraco é bem mais embaixo. Se você realmente quer ver seu negócio se destacando no mercado, você precisa ir bem mais além.

Faz sentido falar sobre performance apenas uma vez ao ano?

Houve uma época em que pouco se falava sobre performance de pessoas. Caminhar junto ao colaborador, preparando-o para os desafios do trabalho, era disciplina isolada de líderes fora da curva. Se a pessoa tinha o que a empresa precisava, ótimo. Se não, rua. Era ou não era?

E aí te pergunto… se as pessoas são o principal ativo de qualquer organização, qual é o sentido de falar sobre performance apenas na Avaliação Anual? Mais uma vez, é preciso mudar.

Conheça a Gestão de Performance

E então chegamos à Gestão de Performance (ou Gestão de Desempenho, como preferir chamar). As avaliações de desempenho são, sim, parte importante do processo. Mas, é com a gestão de performance que se impulsiona pessoas, times e, consequentemente, negócios. Com ela, é possível enxergar, estabelecer, apoiar e cobrar parâmetros de desempenho. Não como uma receita de bolo que se entrega na mão do colaborador. Não como algo isolado. Mas como parte de um todo, uma aliança que se constrói e caminha junto.

Dentro da Gestão de Desempenho, é possível criar um olhar mais abrangente, complexo e completo sobre como podemos guiar nossas pessoas para onde precisamos que elas estejam, enquanto apoiamos individualmente cada uma em suas próprias jornadas.

Dividimos para conquistar. Em períodos menores de tempo, criamos etapas recorrentes que se retroalimentam. Quebramos grandes metas em pequenas ações. Desenhamos, junto ao colaborador, o caminho que ele precisa trilhar para chegar lá. De cada ciclo de desempenho, tiramos insumos que serão utilizados nas definições do próximo ciclo. Caminhamos juntos, olhando fixos para o mesmo objetivo.

Entregas, claro. Comportamentos, também.

Vale ressaltar que dentro desse novo olhar para a performance, é preciso considerar não só as entregas, mas também como essas entregas são feitas. Existem pessoas que fazem qualquer coisa para alcançar suas metas e a longo prazo isso não é sustentável. Seja porque coloca o seu próprio bem-estar em risco (olha o Burnout aí), seja porque fere valores importantes do negócio.

Da mesma forma, não basta ter alinhamento cultural sem a entrega de resultados. Encontrar o mix perfeito desses dois índices, vamos chamar assim, pode ser realmente desafiador.

Enfim, falar sobre pessoas é sempre um abrir de milhões de caixinhas e perceber que existe muito mais para abordar do que se pode colocar em um só artigo. Sinal de que só aqui já abrimos caminho para muitos outros textos, reflexões e até conversas. Dinâmico, como deve ser, já que o movimento está intrínseco no nosso DNA, como seres humanos.

Sejam quais forem as transformações que o seu negócio tenha vivido, aqui na Equilibrium você encontra parceiros capacitados, experientes e capazes de trazer clareza e eficiência, tornando a jornada mais leve. Afinal, já são mais de quinze anos atuando na área de remuneração e performance. Se você também quer criar esse movimento dentro da sua organização, clique no botão abaixo e fale com o nosso time.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?