Remuneração é só dinheiro?

Remuneração é só dinheiro?

Se houve uma época em que os profissionais buscavam apenas estabilidade, mesmo com salários mais baixos e pouca qualidade de vida, já é até difícil de lembrar rs. As novas gerações realmente mudaram esse cenário com sua procura por propósito, identificação e um mix bem mais atrativo de remuneração. Afinal de contas, não, remuneração não é só dinheiro.

Se remuneração não é só dinheiro, então o que é?

Bom, pra começar, é válido deixarmos claro que remuneração é diferente de salário. O salário, sozinho, consiste apenas no valor fixo devido pelo empregador ao empregado em função dos serviços prestados. Ele está previsto em contrato de trabalho e costuma ser o ponto inicial da remuneração de um profissional.

Já a remuneração contempla todos os valores e os benefícios que o colaborador recebe em função de seu trabalho ao longo de um determinado período. Aqui, podem ser incluídos os famosos vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, bônus por desempenho, PLR (super importante dentro do mix de remuneração – clique aqui para saber mais) ajuda com aluguel, veículo da empresa, vaga de garagem no escritório, entre outros.

Além disso, podemos agregar nesse mix aqueles combinados e benefícios que não necessariamente tem a ver com dinheiro, mas que impactam diretamente na qualidade de vida do trabalhador e muitas vezes atuam até como desempate quando ele se vê em posição de escolher entre uma vaga e outra. Entre eles, poderíamos citar a flexibilidade de horário, a possibilidade de trabalhar remotamente, uma política family friendly que incentive que seus colaboradores se ausentem para participar ativamente da rotina dos filhos, licenças-maternidade e paternidade estendidas e por aí vai.

Nos grandes centros urbanos, por exemplo, vale alimentação, vale transporte e plano de saúde são praticamente unanimidade. Após a pandemia, então, outros desses benefícios deixaram de ser um “algo a mais” e passaram a ser pré-requisito para muitos profissionais. Fato é que não dá mais para olhar para remuneração como se olhava antes. As pessoas estão cada vez mais empenhadas em buscar empresas que não só ofereçam um bom salário, mas que, de certa forma, “caibam” em suas vidas.

É preciso olhar para remuneração de forma estratégica

Se, como empresa, você quer se tornar atraente no mercado de trabalho, é preciso olhar para a remuneração dos seus colaboradores de forma estratégica. A verdade é que agregar benefícios que interessem ao profissional muitas vezes sai mais barato do que aumentar a proposta de salário em si, devido aos encargos trabalhistas.

Por isso, muitas empresas optam por ter uma estratégia mais agressiva de benefícios, ao invés de uma estratégia mais agressiva de salário-base. Ou até uma estratégia de remuneração que foque mais na remuneração variável, principalmente em áreas que possibilitem métricas de desempenho mais tangíveis. Enfim, são boas oportunidade para empresas e também para profissionais. Se planejar direitinho, todo mundo sai ganhando.

O que está em alta no mercado de remuneração hoje

Hoje, as boas práticas de remuneração apontam cada vez mais para modelos em que temos salários fixos, bons pacotes de benefícios e remunerações variáveis inteligentes, com faixas de bonificação por resultados alcançados.

Mas, o mais importante quando se fala de estratégia de remuneração é entender que cada empresa pode e deve montar a sua de acordo com os seus valores e com o tipo de profissional que deseja atrair. Não existe regra, fórmula mágica ou “jeito certo”, mas existe o que funciona para o seu negócio.

Vale lembrar que essa estratégia de remuneração não é algo que vai se criando ao longo do tempo, e sim algo que se planeja com cuidado. Afinal, estamos tratando diretamente do caixa da empresa e das pessoas, que são e sempre serão o principal e mais importante ativo de qualquer negócio. São elas que movem a empresa.

Além disso, a estratégia de remuneração, uma vez definida, precisa ser revisitada de tempos em tempos, a fim de identificar se segue alinhada com as necessidades e os desejos da empresa, como marca empregadora.

Muita informação, né? Mas calma, você não está sozinho(a) nessa. É pra caminhar com você nessa jornada que a Equilibrium existe e está no mercado há mais de 15 anos. Se você precisa de ajuda para encontrar a melhor estratégia de remuneração para a sua empresa, clique no link abaixo e fale com o nosso time. 

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