Trilhas de Carreira: o que são, tipos e benefícios ao implementar

Trilhas de carreira: o que são, tipos e benefícios ao implementar

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante movimento, contar com uma equipe de alta performance se faz extremamente necessário para que empresas de todos os portes possam continuar crescendo. No entanto, para isso, não basta apenas contratar grandes talentos… É preciso investir em programas de aprendizagem que possam guiar essas pessoas, garantindo desenvolvimento, engajamento, proatividade e motivação.  

Ao se depararem com esse fato, grande parte das empresas se veem de frente ao termo Trilhas de Carreira pela primeira vez. E é sobre a importância e os benefícios de se implementar uma trilha de carreira que vamos falar no conteúdo de hoje.

O que são as trilhas de carreira

As trilhas de carreira são uma estratégia interessante para impulsionar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores dentro de uma empresa. Trata-se de um conjunto de caminhos e metas bem definidos que atuam como guias para aqueles que desejam evoluir pessoal e profissionalmente. Isso cria transparência na relação entre colaboradores e gestão, que passa a ter insumos e informações claras para a tomada de decisão.

Veja abaixo um modelo de trilha de carreira desenvolvida pela Equilibrium:

A Trilha de Atendimento ao Cliente que você vê acima faz parte de um projeto desenvolvido para uma rede de agências bancárias. Ao todo, foram construídas 7 trilhas, com mais de 900 funções mapeadas, em 140 gerências. A maioria delas, com participação de empregados e/ou gestores.

Tipos de trilhas de carreira

Já se foi a época em que a única forma de crescer era “pra cima”. Isso tem muito a ver, inclusive, com a mudança na forma de enxergar a liderança. Afinal, liderar é um dom que pode e deve ser desenvolvido, mas que nem todo mundo tem ou deseja ter.

– Trilhas de carreira vertical: o crescimento é “para cima”, assumindo cargos de maior responsabilidade e hierarquia dentro da própria equipe ou da empresa.

– Trilhas de carreira horizontal: o crescimento é “para os lados”, desenvolvendo habilidades e competências em diferentes áreas da empresa.

– Trilhas de carreira em Y: permite que os colaboradores experimentem as trilhas vertical e horizontal e depois decidam qual caminho preferem focar.

– Trilhas de carreira em W: permite que os colaboradores possam alternar entre carreiras especializadas e de gestão.

– Trilhas de carreira personalizadas: é construída em parceria com o colaborador, levando em conta suas habilidades, desejos e objetivos.

Benefícios de implementar trilhas de carreira

A implementação de uma estratégia de trilha de carreira bem estruturada traz diversos benefícios, para colaboradores e para as empresas. Alguns deles são:

– Clareza na direção: empresa e colaborador sabem pra onde ir, têm combinados claros e indicadores justos para mapear seu desenvolvimento.

– Retenção de talentos: ao se sentirem vistos e ao perceberem que existe espaço para crescimento onde estão, os colaboradores tornam-se mais motivados e engajados com a organização.

– Atração de talentos: empresas que se preocupam com o desenvolvimento dos seus colaboradores chamam a atenção de talentos em potencial no mercado.

– Aumento da produtividade: colaboradores mais motivados e engajados tornam-se colaboradores mais produtivos.

– Composição de equipes mais eficientes: equipes em que as pessoas se complementam, aprendem umas com as outras e se desenvolvem continuamente só existem se as promoções ou contratações forem planejadas e fizerem parte de um todo.

– Olhar para o futuro: com as trilhas de carreira, a própria empresa pode olhar para as suas necessidades e preparar novas lideranças e especialistas para os desafios que enfrentarão num futuro próximo ou distante.

Primeiro passo para implementar na sua empresa

Seja qual for o estágio de maturidade das trilhas de carreira da sua empresa – ou até mesmo se ainda não tem -, contar com uma consultoria especializada em gestão de remuneração como a Equilibrium vai garantir agilidade e eficiência no processo.

Mapear realidades e encontrar lacunas são passos importantíssimos para que o desenho das trilhas de carreiras seja de fato rico, apontando caminhos de desenvolvimento que funcionam não só na teoria, mas na prática, na vida real.

O primeiro passo você dá agora. Clique no botão abaixo e fale com o nosso time.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?