Muitos profissionais da área de recursos humanos ou que lidam com a contratação de pessoas têm essa dúvida. Devo aumentar o salário de determinada área para acompanhar o mercado? Aqui a resposta não é simples. Depende da situação.
Existem várias situações e cada uma delas deve ser analisada de forma única para tomar a melhor decisão.
Se sua empresa estiver com vagas abertas, procurando profissionais no mercado, com habilidades específicas, altamente qualificadas, que estejam “prontas para o game” e então a resposta é sim, você terá que equiparar com os salários do mercado. É muito difícil você encontrar profissionais qualificados que aceitem receber menos do que a média salarial do mercado.
Agora, se você já possui dentro da empresa pessoas especialistas na área, e quer somente expandir seu time, para melhorar processos e afins, você tem algumas opções. Você pode, por exemplo, contratar pessoas que ainda estão em formação, estagiários ou juniores, porque eles têm algum conhecimento porém ainda não foram lapidados. E aí sua empresa pode formar internamente essas pessoas. Mas, essa só é uma boa estratégia quando já se tem multiplicadores na empresa, que vão ensiná-las.
E se eu não for contratar, mas tenho medo de perder bons funcionários por conta da alta de salários no mercado. O que fazer?
Nessa hora também é necessário analisar cada situação antes de tomar uma decisão. Às vezes aumentar o salário do funcionário, sem colocar novas atividades dentro da sua rotina ou sem que ele adquira novas habilidades, pode fazer com que ele fique estagnado, em zona de conforto. Além dos impactos internos que podem ser gerados em outras pessoas que não receberam reajuste.
Uma saída melhor seria pensar em algumas outras alternativas, como oferecer um bom plano de carreira ou de remuneração variável (bonificação por performance, PRL, entre outros modelos), previdência privada ou outros benefícios que façam mais sentido no momento.
Porém toda situação deve ser olhada com cautela. Um funcionário que já está há anos na mesma função e entregando bons resultados, mas com salário defasado, por exemplo, pode merecer uma atenção nesse cenário de mercado em alta, como uma forma de reconhecimento e atenção.
Enfim, é necessário um bom planejamento e cautela para a gestão da remuneração. Não vale a pena tomar medidas desesperadas ou não programadas, só por conta das variações no mercado. Análise e planejamento são habilidades a serem usadas em todas as decisões desse tipo.